Carregando... Aguarde...

Newsletter


Mármores / Travertinos / Limestones

marmore.jpg

O Travertino e o Limestone são rochas sedimentares. Já o mármore, é uma rocha metamórfica. 

O travertino é uma rocha calcária, composta por de calcita, aragonita e limonita, com bandas compactas, paralelas entre si, nas quais se observam pequenas cavidades, onde predominam os tons que passam pelo branco, verde ou rosa, apresentando, frequentemente, marcas de ramos e folhas. Também é conhecida pelo nome de tufo calcário.

O seu nome vem do latim lapis tiburtinus, pedra de Tibur, atual Tivoli.

Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.

O Limestone é uma rocha sedimentar composta em grande parte dos minerais calcita e / ou aragonita, que são diferentesformas de cristais de carbonato de cálcio.

Como a maioria das outras rochas sedimentares, os Limestones são compostos de grãos, no entanto, a maioria dos grãosde calcário são fragmentos do esqueleto de organismos marinhos, como corais e foraminíferos

Como recuperar marmores:


Mármores polidos, afora quando quebrados, sempre poderão ser plenamente recuperados. 

As maneiras e os resultados sempre dependerão da textura dos mesmos. Quanto mais lisos estiverem, mais fáceis de serem recuperados serão. Mármores (travertinos e limestones também), assim como os granitos e os porcelanatos polidos, brilham por si. Todo seu brilho e sua cor são determinados por seu alisamento oriundo de sua lapidação. Eles podem deixar de brilhar ou ficarem desbotados por ação abrasiva ou química (corrosiva). 

Para deixar o mármore como novo, ou seja, com brilho natural e com cor vibrante, existem quatro tipos de procedimentos (todos profissionais): 

Quando o piso estiver com brilho deteriorado:

1) Limpeza com Pek Limpeza Pesada  e com Refine LP e lustro com Pek Powder Mármores.

2) Limpeza com Pek Limpeza Pesada e com Refine LP. Uma ou mais aplicações de Pek Powder Mármores, aplicação de Pek Imper ou Pek Bio (se o mármore for claro) ou aplicação de Pek Proteção+Cor (se o mármore for escuro ou colorido) e várias aplicações de Pek Eclipse. – Procedimento que funcionará perfeitamente em mármores que não estiverem demasiadamente rugosos.


3) Limpeza com Pek Limpeza Pesada e com Refine LP. Uma ou mais aplicações de Pek Powder Mármores, aplicação de Pek Imper ou Pek Bio (se o mármore for claro) ou aplicação de Pek Proteção+Cor (se o mármore for escuro ou colorido) e várias aplicações de Pek Vitrificante V-1 e Pek Vitrificante V-2. – Procedimento que funcionará perfeitamente, inclusive, em mármores que estiverem rugosos. 
Vejam um exemplo na foto abaixo.

4) Repolimento natural total. O piso é nivelado com abrasivos diamantados metálicos e depois alisado com uma série de abrasivos diamantados resinados. - Sequência de grãos 50, 100, 200, 400 e 800 (poucos tipos de mármores necessitam de grãos mais finos).O procedimento é idêntico ao que as chapas de mármores recebem logo após sua extração. Ao final da sequência de lixas, ainda são utilizados os produtos descritos no processo 1 ou 2. Obs.: Exemplo na foto abaixo. - A maioria dos profissionais, no caso deste tipo de tratamento, troca todos os rejuntes do mármore por massa de poliéster.

Este texto pode ser de grande utilidade:

Pek Powder age por meio mecânico, ou seja, quanto mais peso e força, mais seu efeito é obtido. Quanto mais duro for o porcelanato ou mais danificado estiver, mais peso ou número de passadas será necessário.

Enceradeiras industriais tem em média 40 kg e potência entre 0,5 e 1hp, ou seja, são leves e fracas. Em casos mais simples e em porcelanatos mais moles, serão razoavelmente eficientes. Como o pó faz com que o disco grude muito no chão, esse tipo de máquina tende a se deteriorar com rapidez. Máquinas enceradeiras industriais somente serão mais ou menos eficientes nos diâmetros de 410 e 510 mm. As de 300 e 350 mm são muito leves, portanto menos efetivas. Essas máquinas custam em média 1500 reais.

Polidoras de mármores e de granitos tem peso fixo de no mínimo 60 kg e motores de 3hp, ou seja, são muito mais apropriadas. Essas máquinas custam em média 6500 reais.

A TRACTOR TR41 E TRACTOR TR45 - tem as especificações que já conheces. Perfeita para a aplicação dos nossos produtos. Foi criada para propiciar a aquisição de uma ótima máquina a um preço mais acessível.


O bom é que tenhamos força e peso principalmente dos casos das versões Granitos e Porcelanatos. O na versão Mármores é um pouco diferente. Ao contrário das outras duas versões, esse modelo é passado sem secar e a ação não é só mecânica, é química também.


Leigos tendem a julgar o pó para granitos menos eficientes do que os outros. Não é. Características dos revestimentos são quem causam esta impressão.


Entenda assim:

Granitos quando desgastados estão com a superfície assim _ _ _ _ _ _ ____ _ __ __ _ = Isso seria a superfície vista de lado e em close.

Porcelanatos quando se desgastam estão assim ___________________________

Mármores importados normalmente quando se desgastam estão assim _________________________

Mármores brancos nacionais desgastados estão assim ___ __ ____ __ _____ _ _ _ ____ _

A variação e a disposição mineralógica é que determina.

Conclusão fundamental: Todos os pós só funcionam em revestimentos que estiverem lisos, mesmo que foscos. Granitos e mármores nacionais se desgastam sem uniformidade. Precisam ser alisados antes de serem lustrados com Pek Powder. Revestimentos que se desgastam ficando lisos, caso de porcelanatos e mármores importados, normalmente são plenamente restaurados com Pek Powder.)

Dica: Mármores do tipo Crema Marfil, Branco Piguês, entre outros, podem sofrer com a incidência de eflorescências. Nestes casos, antes da aplicação de um de nossos hidro/oleofugantes, é aconselhada a aplicação de Pek Antisais. 

Dica 2: Os mármores possuem diferentes composições. Alguns reagirão melhor com o lustro com Pek Powder Porcelanatos, e não Pek Powder Mármores. Casos dos mármores Branco Piguês, Aurora Pérola e outros similares.


Além destas possibilidades, existem os tratamentos artificiais, que consistem na aplicação de produtos formadores de película. Podem ser eles: 

1) Limpeza com Pek Limpeza Pesada, Refine LP e aplicação de Pek Wax Líquido - este produto pode ser diluído em até oito partes de água. Quanto mais desgastado o piso estiver, mais puro o produto deverá se usado e em mais demãos. 

2) Limpeza com Pek Limpeza Pesada, Refine LP e aplicação de Pisoclean Acabamento. – Tratamento artificial indicado para mármores extremamente desgastados. Pisoclean Acabamento será aplicado puro e em várias demãos. 

A desvantagens dos tratamentos artificiais está relacionada à sua manutenção. A vantagem é custo de implantação. O inverso será verdadeiro em relação aos tratamentos naturais. 

Quando o brilho não estiver prejudicado, apenas a cor:

1) Limpeza com Refine LP e aplicação de Pek Blecaute (mármores pretos) ou Pek Proteção+Cor (mármores coloridos ou escuros). Dica: Se quando o mármore fica umedecido parece perfeito, é assim que estes tratamentos o deixarão enquanto seco. Faça o teste antes de comprar.

Tampos, mesas ou bancadas:

Mesmos tratamentos com algumas observações relevantes:

Mármores que perderam o brilho: A aplicação de Pek Wax Pasta Preta substituirá a aplicação da versão líquida.

Mármores que apenas perderam sua cor: 

1) Limpeza com Refine LP e aplicação de Pek Blecaute (mármores pretos) ou Pek Proteção+Cor (mármores coloridos ou escuros). Depois, a aplicação de Pek Wax Pasta. Preta em materiais pretos e incolor nos outros.