Carregando... Aguarde...

Newsletter


Pedra Portuguesa

pedra-porttuguesa.jpg


A calçada portuguesa ou mosaico português (também conhecida como pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.

A calçada portuguesa resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente de calcário e basalto, que podem ser usadas para formar padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho. Em certas regiões brasileiras, porém, é possível encontrar pedras em azul e verde. Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.

A calçada portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido em meados do século XIX. Esta é amplamente utilizada no calcetamento das áreas pedonais, em parques, praças, pátios, etc. No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica. A sua aplicação pode ser apreciada em projectos como o do calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.

Como Limpar:

 

Meu piso é branco e está amarelado:

A simples limpeza com Pisoclean Decapante deixará o piso mais branco do que nunca.

Meu piso está cheio de cimento:

Este é um problema muito comum, uma vez que pisos em pedra portuguesa possuem muitos rejuntes. Você resolverá seu problema com Pek Desincrustante.

Meu piso apresenta manchas de tinta:

Você resolverá seu problema com Removedor de Epóxi LP ou com Pisoclean Removedor de Resinas.
Siga os procedimentos descritos neste link: 
http://www.pisoclean.com.br/principal/ShowSECAO.asp?var_chavereg=303

Meu piso tem diversas manchas sem origem definida:

Provavelmente seja o caso de usar Pek Tiramanchas.
Veja neste link: 
http://www.pisoclean.com.br/principal/ShowEXEMPLAR.asp?var_chavereg=276

Meu piso é antigo e está muito sujo:

Limpe seu piso em pedra portuguesa com Pisoclean Limpador.



Com o problema resolvido, o piso será limpo.

Obs.: Caso o piso já tenha sido tratado com algum tipo de cera ou resina, os tratamentos antigos deverão ser removidos. Ceras com Pek Limpeza Pesada ou Pisoclean Removedor e resinas com Pisoclean Removedor de Resinas.

Limpeza de pisos aparentemente limpos – Limpeza pré-tratamento: 

1) Varra seu piso por completo removendo toda sujeira solta. 
2) Lave toda a área com a solução de uma parte de Pek Limpeza Pesada e vinte partes de água. Deixe agir por 15 minutos, esfregue e enxágue. 
3) Com o piso em perfeito estado e completamente seco, seguimos para a proteção.

Uma vez limpo e seco, seguiremos com o tratamento do piso que é fundamental para sua preservação.

Como Tratar :

 
 
 


Áreas externas:

Se o piso estiver em locais sem a circulação de veículos, sugerimos que seja tratado com um de nossos hidro/oleofugantes.Veja aqui - Vocês já devem ter reparado como pisos em pedra portuguesa antigos têm seus rejuntes muito apodrecidos. A simples aplicação dos nossos produtos já impedirá que isso aconteça. Rejuntes que não molham não se deterioram.

Quando o piso é escuro e está desbotado, ou quando há um desenho que está desvalorizado pela falta de contraste, trataremos as pedras escuras com Pek Proteção+Cor ou Pisoclean Hidrofuga Color e as claras com um dos hidro/oleofugantes invisíveis, como Pek Bio, Pek Imper, Pisoclean Hidrofuga Super ou Pisoclean Hidrofuga. 

Se o piso estiver em locais onde a circulação de veículos é frequente, recomendamos que seja tratado com duas demãos de Pisoclean Selador e duas demãos de Pisoclean Resina (brilhante ou fosca). A película criada por nossos produtos impedirá a transferência de marcas de pneus e não deixará o piso escorregadio.

Áreas internas:

Se você gosta de brilho trate seu piso com duas demãos de Pisoclean Selador e quatro demãos de Pisoclean Acabamento Brilhante.
Se você prefere o piso fosco, substitua Pisoclean Acabamento Brilhante pelo Fosco.

Pek Verniz e Pisoclean Resina também podem ser usados.